Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prefeitura de Porto Velho garante benefícios do Governo Federal para combate às drogas


 
 

 

O município de Porto Velho foi um dos primeiros a aderir ao programa “Crack, é Possível Vencer” e também um dos primeiros a ser beneficiado. Com isso a Prefeitura receberá, nos próximos dias, duas bases móveis (micro-ônibus) e 40 câmeras de monitoramentos para iniciar os trabalhos de prevenção às drogas. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, através dos Ministérios da Justiça, da Educação, do Desenvolvimento Social e da Saúde, em parceria com as prefeituras e governos estaduais.


    O vice-prefeito Dalton Di Franco explicou que o Município de Porto Velho aderiu ao programa há dois meses. Primeiro foi formalizado o comitê gestor e logo seguida a adesão. “O prefeito Mauro Nazif entendeu que o projeto do Governo Federal trará grandes benefícios para toda a sociedade, principalmente aos jovens, que serão resgatados das drogas para uma vida digna”, declarou. Dalton preside o comitê municipal.

 

O secretário-adjunto da SENDESTUR, Eduardon Rauen, que esteve recentemente em Brasília, tratando da elaboração do convênio, lembrou que o combate às drogas é uma das bandeiras da administração Mauro Nazif com objetivo de minimizar a violência e promover a saúde. “Nosso vice sempre trabalhou com essa bandeira, ministrando palestras, com isso, o combate às drogas foram hoje é assunto municipal”, afirmou.


Uma das bases móveis, segundo informou o vice-prefeito Dalton Di Franco, vai funcionar inicialmente na Praça Madeira Mamoré, conforme mapeamento feito por Eduardo Rauen. Essas bases serão utilizadas pelo policiamento ostensivo em regiões de alto índice de consumo de drogas, detectadas por meio de levantamento prévio. Até o final deste ano, 70 bases serão entregues nas capitais dos estados que aderirem ao programa, inclusive no Distrito Federal. O Ministério da Justiça entende que as bases móveis serão “ferramentas” importantes no combate às drogas.


O Prefeito Mauro já recebeu informações do Governo Federal que a entrega das bases (micro-ônibus) começará em maio próximo. Cada um dos veículos será equipado com câmeras de videomonitoramento, que receberá imagens de outras 20 câmeras fixas instaladas nas áreas indicadas como sendo de grande concentração de dependentes químicos. Como se fosse um escritório, inclusive com banheiro interno, as bases proporcionarão condições para o trabalho de monitoramento e investigações por parte dos policiais.


A prefeitura também pactuou com o governo federal a realização de treinamento e especialização para 120 policiais que serão selecionados para atuarem nas bases de monitoramento, conforme prevê um dos eixos do programa, que é o trabalho da autoridade policial. Os demais eixos do programa, que são dois, serão voltados para a prevenção e o cuidado aos dependentes.

 

Por Augusto José
Fotos: Frank Néry

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário