Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prefeitura de Porto Velho discute políticas públicas para juventude


 

O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco e o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Jonas Minele, representaram a prefeitura em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores. Representantes de entidades estudantis, Conselhos Tutelares, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Rondônia) e outros segmentos que representam os jovens no Município e no Estado lotaram as galerias e o plenário da Casa de Leis com objetivo de debater as políticas públicas voltadas para o público jovem. A audiência foi proposta pelo vereador Cabo Anjos, que atendeu solicitação da prefeitura.

Dalton Di Franco agradeceu aos vereadores pelo apoio dado à gestão do prefeito Mauro Nazif, que não compareceu à audiência pelo fato de se encontrar em Brasília (DF), buscando recursos para vários projetos. Segundo ele, a prefeitura quer desenvolver uma política forte em favor dos jovens, dando a eles oportunidade e dignidade. “A prefeitura está aberta a discussões para ouvir a comunidade”, frisou. Dalton também disse ser contra a diminuição da idade penal. Ele avalia que tal medida servirá apenas para encher ainda mais os presídios sem resolver efetivamente o problema.

O vice-prefeito da Capital defende mais investimentos na educação dos jovens para evitar que entrem para o crime e para as drogas. “Com esta audiência a prefeitura pretende aproximar a juventude da gestão municipal, para que exponha suas carências e nos ajudem a construir políticas públicas que realmente vão atender as suas necessidades nos mais variados sentidos”, disse Jonas Minele. “esta gestão será marcada pela participação da juventude e pela aplicação de políticas que darão dignidade aos jovens de nossa cidade”, frisou.

Vereadores

Cabo Anjos destacou que todos devem assumir sua parcela de responsabilidade em benefício dos jovens de Porto Velho – executivo, legislativo e a sociedade em geral. O vereador conclamou os jovens a participarem mais da política em busca de melhorias para o presente e as futuras gerações. Citou como exemplos os colegas vereadores Leo Moraes e Ana Maria Negreiros, que na visão do Cabo Anjos, ingressaram na política com esse objetivo.

 

Vários vereadores utilizaram a tribuna para destacar a importância do jovem na sociedade e apontaram políticas a serem aplicadas. Foi o caso de Aélcio Costa, Fátima Ferreira, Leo Moraes e Ana Negreiros, dentre outros. Eles defendem mais investimentos em educação, qualificação profissional, esporte, lazer e oportunidade de emprego. Para o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Geovane Cley, a juventude precisa de mais investimentos no ensino técnico, na cultura, no esporte, lazer e geração de emprego. Falou que é preciso também investir nos jovens que estão nas áreas rurais.

Todas as propostas debatidas e apresentadas pelo público durante a audiência serão analisadas pela Coordenadoria Municipal da Juventude. Algumas poderão ser aplicadas já este ano e outras deverão ser incluídas no orçamento para o próximo ano, conforme informou Jonas Minele, que fez questão de agradecer aos vereadores e ao público que compareceu à audiência.

Ainda representando o poder executivo municipal, o secretário de meio ambiente, Edjales Benício de Brito e a coordenadora de políticas públicas para mulheres, Antônia Ferreira dos Santos prestigiaram a audiência.



Por Augusto José

Fotos: Frank Nery

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário