Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Servidores municipais da Saúde cursam especialização pelo Hospital Sírio-Libanês


 

 

    Na quarta-feira(28), no auditório da Faculdade São Lucas, foi realizada a abertura dos cursos de especialização lato sensu em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Regulação em Saúde no SUS, numa parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituo Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, o Estado de Rondônia e o município de Porto Velho.

 

    Os cursos chegam para contribuir na melhoria da atenção à saúde no SUS, com ênfase na qualificação da regulação, ampliação das capacidades de dimensão educacional e aprendizagem no SUS e dinamização do acesso e integralidade do cuidado na gestão clínica em dez regiões de saúde por todo o país. A parceria conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde – Conass, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e de instituições de ensino superior do país.

 

 

    O vice-prefeito, Dalton Di Franco, que representou o prefeito Mauro Nazif parabenizou o projeto de especialização. “A Prefeitura de Porto Velho vê com entusiasmo a disponibilização dos cursos pelo Hospital Sírio-Libanês, é gratificante apoiar e dar suporte a iniciativas como essa, que chegam para somar com os nossos profissionais proporcionando conhecimento que certamente terá como consequência a melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou. “Teremos mais de um ano de curso, vai ser uma empreitada de bastante trabalho, de bastante estudo, coisas novas e caminhos novos que vamos começar a traçar. Estamos aí com metodologias de aprendizagem inovadoras, tecnologias que se está trazendo pra Porto Velho para revolucionar o ensino da saúde, e com esse processo, esperamos contribuir com os profissionais de saúde no seu trabalho diário”, disse Flávia Vernaschi Lima, coordenadora de Gestão e Aprendizagem do Sírio-Libanês.

 

 

    Para o secretário municipal de saúde Macário Barros, o projeto é o primeiro passo de muitos que virão. “Essa é uma das primeiras ações de capacitação que o município recebe para nossos diretores e coordenadores, certamente essas especializações ajudarão os profissionais da nossa secretaria e unidades de saúde a dinamizarem os processos de gestão. A Semusa sempre apoiará projetos como esse, pois o resultado é sempre trazer mais benefícios à população da nossa cidade”, concluiu o secretário.

 

    Os cursos são divididos em 3 áreas de especialização e terão a duração de 10 meses, totalizando 150 inscrições de diretores e coordenadores. Durante os cursos 10 profissionais facilitadores ministrarão as aulas, com divisão em duplas para cada área de saúde.

 

    As ações promovidas integram o projeto Gestão da Clínica no SUS, construído pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês juntamente com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Em Porto Velho o projeto tem como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau).

 

 

Texto e fotos: Adaídes Batista e Collien Rodrigo

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário