Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Plano de Arborização de Porto Velho é apresentado à população


 
O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Brito, apresentaram nesta quinta-feira, 14, o Projeto de Arborização de Espaços Públicos 2013/2014, em solenidade ocorrida na Sala de Reunião do Palácio Tancredo Neves, com a presença de técnicos da área, servidores, populares e vereadores. A realização do Plano faz parte do conjunto de propostas apresentadas pelo então candidato a prefeito da capital, Mauro Nazif, em sua plataforma de governo na campanha eleitoral municipal de 2012.

Elaborado pela Sema, o documento em sua fase de confecção recebeu propostas tanto do Grupo de Trabalho criado na secretaria para tratar do assunto, como também da sociedade, por meio do I Seminário de Arborização Urbana do Município de Porto Velho – Construindo o Plano Diretor, realizado pela prefeitura em agosto deste ano. O detalhamento do plano foi feito pelo engenheiro Otavio Ferreira, da Sema.

Para o vice-prefeito Dalton Di Franco, com a elaboração do plano, o município dá um importante passo para a consolidação da melhoria da qualidade do ambiente urbano de Porto Velho, ao trabalhar a arborização dos espaços públicos e privados da Cidade. “O projeto de arborização vai preencher uma lacuna existente há anos, no que diz respeito aos procedimentos técnicos para a arborização da cidade. Esse foi um tema discutido pelo prefeito com a população durante a campanha”, lembrou.

O secretário Edjales Brito adiantou que o documento tem por finalidade orientar as ações públicas da prefeitura no desempenho das atividades de planejamento, plantio, monitoramento, avaliação e conservação da arborização urbana, contribuindo para a biodiversidade, equilíbrio ambiental e climático, bem-estar da população e a constituição da paisagem urbana da cidade.

“Para que se possa alcançar a finalidade estabelecida, o projeto tem como objetivo a elaboração das diretrizes, estratégias e normas para a arborização urbana, tendo em vista a proteção e a ampliação das áreas verdes da cidade. Porto Velho apresenta grande heterogeneidade em relação a sua ocupação, com bairros antigos convivendo com outros mais modernos. Estas diferentes realidades, decorrentes do próprio crescimento da cidade ao longo do tempo, também se refletem na arborização das vias. Diante disso, os procedimentos de gestão da arborização da cidade enfrentam uma série de desafios, desde a sua implantação até a manutenção”, explicou o secretário.

Substituição do ficus

O projeto que teve sua elaboração coordenada pelo engenheiro florestal Denis Oliveira e pelo engenheiro agrônomo Otávio Ferreira, em sua primeira fase, prevê a substituição das árvores do gênero Ficus, etapa já iniciada com a retirada das árvores da avenida Tiradentes, Serão substituídas 182 árvores da espécie e 220 mudas, sendo 142, que serão erradicadas na avenida Tiradentes, no trecho entre a avenida Jorge Teixeira e rua Buenos Aires, numa extensão de 1,1 quilômetros. Outra 36 árvores serão retiradas da avenida Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira), no trecho entre as avenidas Rio de Janeiro e Raimundo Cantuária, totalizando 500 metros de extensão. No cruzamento da avenida Guaporé com a Rio de Janeiro, serão substituídas 10 árvores numa extensão de 50 metros.

Edjales Brito adiantou que a erradicação das árvores de ficus é uma medida necessária porque, além de ser uma espécie invasora, a árvores ocasiona uma série de problemas, como a quebra de calçadas, meio fio, e interfere até na drenagem, pois sua raiz, na procura de água, entra na tubulação impedindo a passagem das águas das chuvas, contribuindo assim, para o problema de alagações que ocorrem em vários bairros da cidade. Elas serão substituídas por espécies como a oiti e o ipê (roxo, branco e amarelo).

 

A oiti é uma árvore muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa, que dá ótima sombra. As folhas são muito apreciadas pela fauna em geral. Um aspecto notável desta espécie é sua reconhecida resistência aos poluentes urbanos. Já o ipê, é árvore ornamental para arborização urbana, de crescimento moderado a rápido, que não possui raízes agressivas. Pode tornar-se inconveniente durante a quedas das folhas ou flores, provocando sujeira na via pública ou ao alcançar a fiação elétrica ou de telefone, devido a sua altura, que podem ultrapassar 12 metros. Outras espécies que serão usadas no projeto de arborização são a resendá, munguba, sibipiruna, flamboyant e canafistula.

Segunda etapa

Na segunda etapa, será arborizada a avenida Mamoré, no trecho que vai da Raimundo Cantuária até a Francisco Barbosa, próxima à rodovia Chiquilito erse (BR 364). A Rio de Janeiro receberá plantio no trecho entre a Rio Madeira e Guaporé, onde serão plantadas 150 mudas. Os técnicos da Sema já constataram que na via, o canteiro central tem poucas árvores havendo a necessidade de replantio e manutenção das mudas existentes. O calçamento também é irregular, despadronizado, e em alguns pontos não existe calçada.

 

Na Buenos Aires, o trabalho de arborização será feito no trecho entre a avenida Tiradentes e 07 de Setembro e no Canal dos Tanques em dois trechos. O primeiro, entre a Rafael Vaz e Silva e e Getúlio Vargas e o segundo, entre a Carlos Gomes e a Elias Gorayeb. Nesses locais serão plantadas 1,33 mil mudas. Quinhentos e cinquenta no Canal dos Tanques; 150, na avenida Rio de Janeiro; 320, na avenida Mamoré, e 340, na avenida Buenos Aires.

Em 2014, as vias a serem arborizadas são: a avenida Caúla, a Campos Sales, próximo ao Hospital João Paulo II, Imigrantes e Jorge Teixeira, Parque da Cidade, Parque Jardim das Palmeiras (Skate Park), as praças Getúlio Vargas, Caladinho e Ipase Novo. O plantio também será feito nos condomínios Habitar Brasil I e II, Candelária II, III e IV, PSH (conjunto Arco Iris) e Vereadas I e II e nas áreas das escolas Flor do Piquiá, São Pedro, Tarumã, Senador Olavo Pires, Rio Madeira, Beleza dos Buritis, engenheiro Francisco Erse, Santa Margarida, Guadalupe, Antônio F. Da Silva, Maria Isaura da Costa Cruz, Antônio Rebelo das Chagas, Nacional, Pé de Murici, João Ribeiro Soares e Senador Darcy Ribeiro.

Será desenvolvido também o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas nas Área de Proteção Ambiental (APP) da Salgado Filho, entre a Álvaro Maia e Herbert Azevedo; da rua Joaquim da Rocha, no Castanheira; da Campos Sales, com a Jacy-Paraná; e do bairro Três Maria. A previsão é que sejam plantadas 7,75 mil mudas. Desse total. 1,77 mil mudas serão plantadas nos espaços públicos; outras 465 mudas serão plantadas nos estabelecimentos de ensino, por meio do Projeto Escola Mais Verde (PEMV); 889 nos condomínios, pelo Projeto de Arborização nos Condomínios (PAC); e 3,45 mil mudas pelo Disque Plante Uma Árvore, telefone disponibilizado à população pela Sema.

 



Por Joel Elias | Fotos: Medeiros

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário