Bandeira do Município de Porto Velho

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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Seminário propõe a construção de novo currículo pedagógico para a alfabetização


 

    A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta terça-feira (4), no Teatro Banzeiros, o seminário intitulado “O Currículo no Bloco Pedagógico da Alfabetização”. O evento, que foi aberto pelo vice-prefeito, Dalton Di Franco, em companhia da secretária da Semed, Francisca das Chagas, contou com a participação de professores, supervisores, diretores da rede municipal de educação e também de outros profissionais da área. O objetivo foi a geração consensual de propostas para a formação de um currículo para o bloco pedagógico a ser composto pelo conjunto das 1ª, 2ª e 3ª séries e voltado à fase da alfabetização.

 

    O evento foi promovido pelo Departamento de Educação, por meio dos serviços da Divisão de Ensino Fundamental (Diefun). Segundo Jandernoura Araújo, diretora do Departamento de Educação, os currículos da 1ª, 2ª e 3ª séries devem ser modificados em conformidade às resoluções federais que instituem a formação do Bloco Pedagógico da Alfabetização. “Passa-se a uma única série dividida em três anos. Os conteúdos passam a ser específicos para essas séries. Na verdade, desde de 2013 estamos trabalhando para reestruturar o currículo do ensino fundamental no nosso município, com atenção especial para esse bloco pedagógico. “O Ministério da Educação e Cultura (MEC) já deu as diretrizes por meio das Resoluções e os estados e municípios têm que, cada qual em seu âmbito de serviços, adequar seus currículos”, explicou. Josinéia da Silva, da Diefun, que coordenou os trabalhos do Seminário.

 

    Ela informou que durante a parte da manhã aconteceram palestras ministradas pela convidada, a Prof.ª. Drª. Maria Rita, da Universidade Federal do Ceará, e na parte da tarde aconteceram mesas redondas lideradas pela Prof.ª Drª Nair Gurgel, da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Como temática trabalhou-se a mudança dos currículos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que pretende implementar trabalhos desenvolvidos em parceria pelos governos federal, estadual e municipal, a fim de que a educação seja pensada do ponto de vista do direito dos alunos, que devem ser instruídos nos conteúdos esperados para cada etapa de suas vidas.

 

    A busca por propostas para a composição do currículo para o Bloco Pedagógico da Alfabetização iniciou-se com encontros realizados em 2013 e deve ser construído com a participação de todos os envolvidos no sistema educacional municipal. O Seminário abre os trabalhos deste ano, mas diversos outros encontros deverão acontecer. “Ao final do ano esperamos ter todo montado o currículo, para que possamos dar início ao novo direcionamento para todos os professores.

 

    O que se pretende é direcionar o curriculum para que envolva também questões culturais do Brasil, dos estados e dos municípios. As propostas anteriores privilegiavam certos conhecimentos que deveriam ser dominados, agora o MEC quer que se privilegie o direito a aprendizagem do aluno a adquirir uma gama de conhecimentos que deveriam ser esperados como de domínio de sua etapa de vida. A quantidade de dias letivos e de carga horária deve proporcionar ao aluno o direito ao domínio de certos conteúdos e habilidades. O direito de aprendizagem é hoje a frase mais forte da educação no Brasil”, destacou Jandernoura.

 



Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros

 

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