Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cerca de mil alunos beneficiados pelo Projovem Trabalhador em Porto Velho


 

 

Em solenidade que contou com a presença do vice-prefeito Dalton Di Franco e dos Secretários titular e adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Antonio Affonso e Eduardo Rauen, realizada na tarde desta quarta-feira (17), no auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus, marcou o início das aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

 

O Projovem consiste em um programa do governo federal que tem por finalidade preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Destinado a pessoas desempregadas com idades entre 18 e 29 anos, membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, foram disponibilizadas mil vagas em Porto Velho, com lotação de 100%. Os cursos são na área de administração, saúde, beleza e estética, construção civil e reparos, com duração de seis meses, sendo 350 horas aula, destas 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional.

 

Para o vice-prefeito, o Projovem vem como uma oportunidade para a juventude. “Estamos muito felizes com esta aula inaugural. Este programa é de suma importância, através dele o acesso ao mercado de trabalho pode ser facilitado, e o jovem com uma ocupação tem menores riscos de entrar para o mundo da criminalidade e das drogas, que atinge não só a ele, mas como toda a sociedade”, comentou Dalton ao fazer uso da palavra.

 

Os alunos, além de receberem uma capacitação profissional gratuita, são beneficiados com material didático, uniforme, lanche, vale transporte e uma bolsa auxílio no valor mensal de R$100,00, caso seja comprovada 75% da frequência. A jovem Helen Duarte Jorge, de 23 anos, se inscreveu no programa e se diz contente em poder iniciar um curso que agregue ao currículo. “Esta é uma forma econômica que encontrei para me preparar ainda mais para o mercado de trabalho”, disse Helen.

 

Para investimento no programa, foram disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), recursos que ultrapassam a casa de R$ 1 milhão de reais. A liberação contou com o apoio do senador Acir Gurgacz (PDT-RO). A empresa licitada para execução tem como uma das obrigações contratuais a inclusão de 30% dos cursistas em atividades profissionais ligadas ao campo de sua escolha. “Esta é a grande vantagem, o jovem estuda, se capacita, e ainda tem a oportunidade de concluir o curso empregado. A meta da Semdestur é ampliar ainda mais este percentual com o auxílio do Sine Municipal, anexo a secretaria”, completou Eduardo Rauen.

 

Também estiveram presentes na aula inaugural o Secretário Municipal de Regularização Fundiária (Semur), Christian Camurça, a Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ludma de Oliveira Lima, o Coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Jonas Minele, o vice-presidente da Funcultural, Chagas Peres, a Vereadora Fátima Ferreira, entre outras autoridades.



Por Renata Beccária

Fotos Frank Néry

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário